Advogado Especialista em Direito do Passageiro Aéreo

Atraso, cancelamento de voo, bagagem extraviada ou overbooking? Saiba como processar a companhia aérea e garantir sua indenização!

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Principais Problemas com Companhias Aéreas

Cancelamento ou atraso de voo

Falta de assistência da Cia Aérea

Bagagem extraviada ou Danificada

Overbooking

“Se você enfrentou um desses problemas, é possível processar a companhia aérea e pedir indenização por danos morais e materiais”

Perguntas Frequentes

Sim, se decorrente do atraso ou cancelamento do voo, você perder algum compromisso importante, como reuniões, casamento ou férias e isso te causar prejuízos, você pode ser indenizado por isso.

  • A partir de 1 hora de atraso:
    A companhia aérea deve fornecer comunicação, como acesso à internet e ligações telefônicas. 
     
  • A partir de 2 horas de atraso:
    Além da comunicação, a companhia deve oferecer alimentação, como um lanche ou voucher para refeição. 
     
  • A partir de 4 horas de atraso:
    A companhia deve fornecer hospedagem (se o voo for cancelado ou o atraso for superior a 4 horas) e transporte de ida e volta ao local da hospedagem. Se o passageiro estiver em seu local de domicílio, a empresa pode oferecer apenas o transporte para sua residência e deste para o aeroporto. 

O prazo para entrar com uma ação judicial se for voos internacionais é de 2 anos, contatos da data do evento e de 5 anos para voos nacionais de acordo com o código de defesa do consumidor.

Sim, guarde todos os comprovantes relacionados à sua viagem, cartões de embarque, bilhetes, comprovantes caso tenha despesas extras causados pelo problema com a cia aérea, protocolos de reclamações e também qualquer comunicação com a companhia aérea

Você deve registrar o extravio (RIB) no balcão de atendimento da companhia aérea antes mesmo de sair do aeroporto e guarde o comprovante de eventuais despesas de emergência

Ocorre quando a cia aérea vende mais assentos do que o suportado, e você acaba impedido de embarcar no voo. Nesses casos a companhia aérea é obrigada a te reacomodar e a fornecer assistência e em alguns casos a compensação financeira conforme regras da ANAC

Eduardo Marcilio OAB/SP 492.237

Advogado especialista em Indenização por Cancelamento de Voo, sempre prestando o melhor atendimento e apresentando as melhores soluções jurídicas aos clientes. Teve problemas de consumo e isso te gerou prejuízos? Entre em contato e saiba seus direitos.

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