Atraso, cancelamento de voo, bagagem extraviada ou overbooking? Saiba como processar a companhia aérea e garantir sua indenização!
“Se você enfrentou um desses problemas, é possível processar a companhia aérea e pedir indenização por danos morais e materiais”
Sim, se decorrente do atraso ou cancelamento do voo, você perder algum compromisso importante, como reuniões, casamento ou férias e isso te causar prejuízos, você pode ser indenizado por isso.
O prazo para entrar com uma ação judicial se for voos internacionais é de 2 anos, contatos da data do evento e de 5 anos para voos nacionais de acordo com o código de defesa do consumidor.
Sim, guarde todos os comprovantes relacionados à sua viagem, cartões de embarque, bilhetes, comprovantes caso tenha despesas extras causados pelo problema com a cia aérea, protocolos de reclamações e também qualquer comunicação com a companhia aérea
Você deve registrar o extravio (RIB) no balcão de atendimento da companhia aérea antes mesmo de sair do aeroporto e guarde o comprovante de eventuais despesas de emergência
Ocorre quando a cia aérea vende mais assentos do que o suportado, e você acaba impedido de embarcar no voo. Nesses casos a companhia aérea é obrigada a te reacomodar e a fornecer assistência e em alguns casos a compensação financeira conforme regras da ANAC